Pelo dicionário Aurélio, empreender é uma “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”
Eu discordo, em parte, pois vejo a necessidade de ir além, e afirmo que empreender é sonhar com a atividade empresarial, e não necessariamente dinamizá-la.
É enriquecer-se, não somente financeiramente, mas sim pela construção do seu sonho. É a conquista diária de todos os detalhes da empresa, e estar presente e se sentir bem por esta posição.
É ter medo, mas, no fundo do seu estomago, ter um sentimento de que “vai dar certo”, mesmo não sabendo de fato de onde o “certo” virá.
É saber esperar o final de cada mês, para tomar decisões financeiras, e sempre calcular os valores a serem recebidos até o 5º dia útil do mês seguinte, com ou sem pânico, a depender de faturamento.
É olhar para a sua estrutura empresarial e pensar que ela é totalmente mutável, e se sentir confortável com isso, pois somos todos flexíveis.
É, de tempos em tempos, analisar e namorar a planilha financeira e criar novos lançamentos, e no minuto seguinte, incluir outros lançamentos de ideias opostas, e depois de 5 minutos recriá-los, e por fim, depois de 2 horas, deixar a planilha “de lado”, para um futuro próximo.
É entrar em lojas e empresas, olhar ao redor, e calcular os custos e os possíveis lucros dos proprietários, e neste momento de cálculos mentais, sonhar mais.
É saber que, quanto mais a empresa cresce, maior será o tombo, e mesmo assim, buscar dentro deste diapasão, ter uma vida sólida e estável.
É também a arte de lapidar o seu poder de convencimento das pessoas ao seu redor, de que o seu negócio é bom, e é o melhor. Não só convencer os seus clientes, mas também seus fornecedores, investidores e funcionários. Isso é a energia do empreendedor.
É saber o significado de sinergia, na prática do dia a dia, e mais, é saber também identificar pessoas que tem a energia para a realização da sinergia. Ahh, como é gostoso quando você encontra esta pessoa! Né?
Por fim, é um significado abstrato, impossível limitá-lo em palavras, apenas alcançável quando uma pessoa tem um sonho de empresa, fazendo com que a “chave” do verbo empreender, que estava no modo “off” passe para o modo “on”.
TEL: (11) 3090-1460
CEL: (11) 91500-0626
E-MAIL: contato@mqadv.com.br
R. Engenheiro Antônio Jovino, 220.
Conj 21. Ed. Tivoli Center
Vila Andrade. São Paulo/SP