A resposta inevitavelmente é sim.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado decidirá, nessa semana, sobre a aprovação do Projeto de Lei de n. 310/2025, que permitirá a reciprocidade tarifaria.
Esta lei permitirá retaliações em casos como a do Governo dos Estados Unidos, que tem ampliado tarifas aos produtos brasileiros exportado, desrespeitando regras da OMC.
Tendo em vista o aumento das tarifas americanas e europeias de produtos exportados brasileiros, de maneira abusiva e em total desacordo com as leis da Organização Mundial do Comércio, para o Brasil se proteger precisará também impor tais tarifas contra os produtos que são importados destes países para o Brasil.
Contudo, uma vez que o Brasil é país membro da OMC, é imperioso que o Brasil respeite essas leis, senão, sofrerá sanções econômica. Por isso, o Projeto de Lei de n 310/2025 declara que o Congresso Nacional autoriza, por motivo de segurança nacional, que o Governo Federal brasileiro adote medidas imediatas de reciprocidade a País-Membro que, em desacordo com as normas da Organização Mundial do Comércio, determine a elevação de tarifas de produtos brasileiros destinados à exportação.
Se este projeto de lei for aprovado, infelizmente, o valor dos preços aumentará e o poder de compra da população diminuirá.
TEL: (11) 3090-1460
CEL: (11) 91500-0626
E-MAIL: contato@mqadv.com.br
R. Engenheiro Antônio Jovino, 220.
Conj 21. Ed. Tivoli Center
Vila Andrade. São Paulo/SP